sexta-feira, 16 de setembro de 2011

ORIENTAÇÕES E PEQUENAS DICAS PARA A PRÁTICA DE UMA ALIMENTAÇÃO MAIS SAUDÁVEL

Seguem algumas orientações e dicas para uma alimentação mais fisiológica e saudável.
Fracionar a dieta é uma das principais. O ideal é que façamos pelo menos seis refeições por dia. Dessa forma, comemos um pouco de cada vez e não damos grandes intervalos, causadores de fome fora do normal e de momentos nos quais acabamos excedendo os limites. Está provado, cientificamente, que quem toma um café da manhã reforçado é mais magro. Se passamos o dia todo correndo para lá e para cá e comemos pouco, quando vai chegando o fim da tarde surge a chamada fome noturna, que nos faz comer tudo o que vemos pela frente. Quando fracionamos a alimentação, o organismo entende que não estamos mais na idade da pedra e que o alimento não está em falta, ele vai chegar de tempos em tempos. Assim, ele sabe que não é necessário armazenar tudo que entra para possíveis momentos de falta. Há um equilíbrio maior na conjugação de fome e armazenamento.
Durante as refeições devemos sentar em lugar tranquilo, preferir conversas calmas e agradáveis e prestar atenção na comida. Colocar pouca comida na boca a cada vez, devolver o garfo à mesa, mastigar de um lado da boca, do outro, sentir o sabor no centro da língua e, aí sim, engolir. Se comemos devagar, damos tempo para que a mastigação e a chegada do alimento no estômago mandem sinais de saciedade ao cérebro. Assim, quem come devagar e mastiga mais é, cientificamente, mais magro do que o seu par que come rápido.
Realmente os líquidos não são interessantes durante as refeições, eles lavam as papilas gustativas e impedem que a saciedade chegue logo, dando mais sensação de fome. Devem ser tomados após as refeições em pequenas quantidades.
Tome de 2 a 3 litros de água ao longo do dia de acordo com a temperatura e perdas em exercícios, por exemplo. Nos intervalos entre as grandes refeições, como café da manhã, almoço e jantar, prefira coisas leves como sucos naturais ou frutas. Utilize sempre bastante verduras e legumes nas refeições principais, eles têm muitas vitaminas e sais minerais, além de fibras, que ajudam na redução do colesterol e no bom funcionamento do intestino.
É sempre bom preferir alimentos orgânicos, ou seja, aqueles cultivados sem agrotóxicos. Em São José dos Campos, temos o Natural Delivery na pracinha do Jardim Maringá e o Gilberto na Praça do Esplanada no sábado de manhã.
Os alimentos integrais são mais saudáveis que os refinados porque mantêm a maior parte da fibra e não sofrem a ação de químicos como os últimos. Além das ações já citadas das fibras ajudando no funcionamento do intestino e redução do colesterol, das vitaminas e sais minerais presentes, eles também liberam o carbohidrato dos alimentos de forma mais lenta, o que é bom principalmente para diabéticos. Em São José dos Campos, temos o Mercadinho Piratininga do Jardim Paulista com uma imensa variedade de grãos a granel que enchem os olhos e propiciam, nas mãos de pessoas interessadas, refeições deliciosas.
Outra dica pra quem gosta de comida saudável é o Restaurante vegetariano Lótus, no início da Ademar de Barros, de comida oriental e ocidental, e a rede de Restaurantes Consciência, na Avenida José Longo, Centro e Jardim Satélite. Estes são  para quem evita o excesso, ou não come carne, ou para quem quer só experimentar. São ótimos lugares para se descobrir e deliciar novos sabores. Todos em São José dos Campos.

ÓTIMO FINAL DE SEMANA!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário