segunda-feira, 24 de outubro de 2011

CAMARÃO AO MOLHO DE COCO E AÇAFRÃO

Rica, extremamente gostosa. O uso de leite de coco temperado com o açafrão garante um aroma todo especial. Se fizermos metade com camarão, metade com lula, também fica interessante, revelando as sutis diferenças entre os dois ingredientes.


6 porções

Molho
¾ de xícara de leite de coco
½ colher de chá de açafrão
2 colheres de sopa de azeite de oliva extra virgem
2 colheres de sopa de caldo de limão
2 colheres de sopa de maionese de leite
2 colheres de sopa de iogurte natural
1 colher de sopa de vinagre de vinho branco
2 colheres de chá de sal marinho

Salada
1 kg de camarão  médio cru, sem casca e limpo
2 xícaras de tomate cereja cortado ao meio
½ xícara de aipo cortado em fatias enviesadas finas
¼ de xícara de folhas de aipo picadas
½ xícara de cebola roxa cortada em tiras finas
¼ de xícara de coentro picado

Modo de fazer
Em uma pequena panela ferva o leite de coco com o açafrão em fogo brando por 3 minutos. Desligue o fogo e deixe descansar 15  minutos na panela tampada.
Em uma bacia grande misture os outros ingredientes do molho com um batedor manual. Junte o leite de coco frio.

Em uma panela média ponha 1 litro de água para ferver. Coloque o camarão  e cozinhe por 1 minuto, mexendo com uma colher de bambu. Retire com uma peneira, escorra bem a água e coloque diretamente no molho. Misture delicadamente. Deixe esfriar.

Junte ao camarão os outros ingredientes e mexa para envolvê-los bem. Deixe resfriar em vasilhame tampado na geladeira.

Variação
Pode substituir metade do peso do camarão por lula. A forma e o tempo de cozimento da lula são os mesmos do camarão. Limpe a lula e corte em quadrados, para quando cozida ficar enrolada

Durabilidade 2 dias na geladeira

Tabela nutricional . 1 porção
308 kcal ..36g proteínas .. 5g carbohidratos .. 16g lipídios


Fonte Celeiro Maria Rosa Lacombe Herz Editora Nova Fronteira

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

SÍNDROME METABÓLICA

Você sabia que aquela dita “barriguinha de chopp” dos homens,  ou  a mesma barriguinha que tanto incomoda as mulheres esteticamente, pode fazer parte de  uma condição que afeta com muita propriedade a saúde de quem as possui?
Por falta de informação, o público leigo não tem dado a devida importância a este assunto.
A Síndrome Metabólica(SM) é uma condição em que há intolerância à glicose, ou seja, um metabolismo deficiente do açúcar do sangue, estado popularmente conhecido como pré-diabetes.
É um transtorno complexo associado à doença cardiovascular(derrame e infarto do miocárdio). Ela aumenta a mortalidade geral em 1,5 vezes e a cardiovascular em cerca de 2,5 vezes e possui prevalência crescente entre mulheres e homens.
A presença desta síndrome exige que pelo menos três dos componentes do quadro abaixo estejam presentes, dados obtidos facilmente em exames clínico e de sangue de rotina.


Componentes
Níveis
Obesidade abdominal por meio de circunferência abdominal

    Homens
>102cm
    Mulheres
>88cm
Triglicerídeos
≥150mg/dL
HDL colesterol

    Homens
<40mg/dL
    Mulheres
<50mg/dL
Pressão arterial
≥130mmHg ou ≥85mmHg
Glicemia de jejum
≥ 110mg/dL
A presença de Diabetes mellitus não exclui o diagnóstico de SM


Algumas condições clínicas estão frequentemente associadas à síndrome metabólica, como a síndrome de ovários policísticos, esteatose hepática(gordura no fígado), hiperuricemia(aumento do ácido úrico), entre outras.
A predisposição genética, a alimentação inadequada e a inatividade física estão entre os principais fatores que contribuem para o surgimento da SM.
A adoção  precoce por toda a população de estilos de vida relacionados à manutenção da saúde, como dieta adequada e prática regular de atividade física, preferencialmente desde a infância, é componente básico da prevenção da SM.
A alimentação adequada deve:
  • permitir a manutenção do balanço energético e do peso saudável;
  • reduzir a ingestão de calorias sob a forma de gorduras, mudar o consumo de gorduras saturadas para insaturadas, reduzir o consumo de gorduras trans (hidrogenada);
  • aumentar a ingestão de frutas, hortaliças, leguminosas e cereais integrais;
  • reduzir  a ingestão de açúcar livre; reduzir a ingestão de sal(sódio) sob todas as formas.
            Os ácidos graxos poliinsaturados ômega-3 podem ser benéficos ( duas a três porções  de peixe /semana são recomendadas – salmão, sardinha, cavala ou arenque).
            É recomendado o consumo de fibras sob a forma de hortaliças, leguminosas, grãos integrais e frutas, pois fornecem minerais, vitaminas e outros nutrientes essenciais para uma dieta saudável.
            Devem ser evitados os alimentos processados como embutidos, conservas, enlatados, defumados e salgados de pacotes. Ao contrário, temperos naturais como salsa, cebolinha e ervas aromáticas são recomendados em vez de condimentos industrializados.
            A adoção da Dieta do Mediterrâneo que preconiza o uso de hortaliças, leguminosas, grãos integrais e frutas, laticínios com baixo teor de gordura total, gordura saturada, gordura trans e colesterol, alta quantidade de gordura monoinsaturada (azeite de oliva) e ácidos graxos ômega-3, e, fornece altas quantidades de potássio, magnésio e cálcio pode ser uma opção terapêutica na síndrome metabólica quando associada a uma intervenção no estilo de vida.
A melhora de hábitos de vida deve contemplar a redução do tempo de lazer passivo (televisão, jogos eletrônicos, atividades em computadores etc.)
A atividade física é determinante do gasto de calorias e fundamental para o balanço energético e controle do peso. A atividade física regular ou o exercício físico diminuem o risco relacionado a cada componente da SM e trazem benefícios substancias também para outras doenças (câncer de cólon e câncer de mama).
Baixo condicionamento cardiorrespiratório, pouca força muscular e sedentarismo aumentam a prevalência da SM em 3 a 4 vezes. O exercício físico reduz a pressão arterial, eleva o HDL-colesterol e melhora o controle glicêmico. Com duração mínima de 30 minutos, preferencialmente diário, incluindo exercícios aeróbicos e de fortalecimento muscular, o exercício físico previne a SM em uma relação dose efeito apropriada para o grupo etário.
            Recomenda-se ainda, controle das situações estressantes, cessação do fumo e controle na ingestão de álcool (homens no máximo 240mL de vinho/dia e mulheres a metade disso).
            As patologias já instaladas serão tratadas devidamente pelo seu médico com fomento da mudança de estilo de vida e as medicações necessárias.


Artigo baseado na I Diretriz Brasileira de Diagnóstico e Tratamento da Síndrome Metabólica.

TRIGO EM GRÃO AO MOLHO DE LARANJA

Ao ser mordido, o trigo explode em sabores na boca. É salada perfumada, interessante. Não leva óleo e acompanha bem um peixe assado ou algum legume claro assado, como chuchu ou funcho.

6 porções
Molho
1/3 de xícara de caldo de laranja seleta, bem madura, peneirado
2 colheres de sopa de molho de soja
2 colheres de chá de mostarda
1/2 colher de sopa de açúcar branco
1/2 colher de sopa de raspa de casca de laranja

Salada
250g de palmito fresco
1 colher de chá de azeite de oliva
4 xícaras de trigo em grão cozido
1/2 xícara de passas escuras pequenas sem hidratar
1 xícara de alho-poró, cortado em rodelas finas (o branco do talo mais um pouco do verde)

Modo de fazer

Aqueça o forno em temperatura de 180graus.
Pincele o palmito com azeite e coloque-o em um tabuleiro pequeno para assar no forno pré-aquecido 20 minutos ou até que esteja assado por fora e macio por dentro.
Assim que esfriar corte em quadradinhos com 5 cm de tamanho, senão desaparece na salada.
Ponha as passas de molho no caldo de laranja. Ponha para ferver e desligue o fogo deixando de molho até que o resto da salada esteja pronto.
Em uma bacia média misture os ingredientes do molho. Bata bem com um batedor manual.
Junte o trigo ainda morno ao molho e deixe esfriar. Junte os ingredientes restantes e deixe refrigerar por 30 minutos para pegar gosto antes de servir.

Durabilidade: 3 dias na geladeira
Tabela nutricional – 1 porção
286kcal .. 8g proteínas .. 59g carbohidratos .. 2g de lipídios

Fonte: Celeiro – Maria Rosa Lacombe Herz e Lucia Lacombe Herz editora nova fronteira  

LIVRO DELICIOSO DE RECEITAS INESQUECÍVEIS!!!!!!!

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Melktert (torta de leite sul-africana)

Ingredientes

Rende: 8 pedaços
  • 3 colheres (sopa) de manteiga, derretida
  • 1 xícara (200 g) de açúcar cristal
  • 3 gemas
  • 1 xícara (145 g) de farinha para bolo
  • 1 colher (chá) de fermento em pó
  • 1/4 colher (chá) de sal
  • 1 colher (chá) de extrato de baunilha
  • 4 xícaras (960 ml) de leite
  • 3 claras
  • 1 colher (chá) de canela com açúcar

Modo de preparo

Prep: 30 min |Cozimento: 40 min

Preaqueça o forno a 190 ºC. Unte forma para torta que meça 23 cm.
Em uma tigela grande, bata a manteiga junto com o açúcar até formar um creme. Acrescente as gemas de ovo e continue a bater. Peneire a farinha, o fermento e o sal. Misture com as gemas batidas. Adicione a baunilha e o leite, e novamente misture bem os ingredientes. Numa vasilha separada e com a ajuda de uma batedeira ou mixer, bata as claras em neve - até que você vire a vasilha e as claras não caiam. Ponha as claras junto com a massa. Despeje a massa na forma untada e polvilhe com canela com açúcar.
No forno preaquecido, asse a torta durante 25 minutos. Em seguida, abaixe a temperatura do forno para 170 ºC. Deixe a torta assando por mais 25 a 30 minutos, ou até que o meio da torta esteja firme. Sirva quente ou fria.
SUPER FÁCIL DE FAZER: FICA MUITO GOSTOSA - MAS NÃO ABUSE!!

domingo, 2 de outubro de 2011

ABOBRINHA DE FORNO

Ingredientes
1 Abobrinha italiana grande
4 tomates
1 cebola grande
100g de queijo minas padrão ralado
Orégano 

Modo de preparo
Pique a abobrinha italiana em rodelas de 1 cm de largura, e cozinhe-as em água fervente, com uma pitada de sal, até ficarem macias. Reserve.
Pique os tomates e a cebola em quadradinhos e misture. Tempere com orégano e sal a gosto (vinagrete).
Use a metade desse vinagrete para fazer um molho de tomate.
Monte em um pirex pequeno:
-Forre o fundo com um filete de azeite
-Coloque as abobrinhas em uma camada
-Coloque a outra metade do vinagrete não usada
-Outra camada de abobrinhas
-Molho de tomate feito
-Polvilhar  com o queijo ralado
Levar ao forno para gratinar


Direto da África do Sul!! Prometo para a próxima semana uma receita Sul Africana!! Boa semana!!!!